terça-feira, 19 de agosto de 2014

A verdade é a minha e o resto do mundo Foda-se (???)


Você já se deparou com uma pessoa assim? Que toma como verdade o que ela pensa e quando questionada, responde a qualquer pergunta com um 'foda-se'? Pessoas intransigentes nos relacionamentos, nas amizades, falando sobre política, sobre religião, assuntos diversos... que são incapazes de reconhecer um erro e aceitar uma opinião divergente.


Não que elas sejam obrigadas a aceitar nosso modo de ver a vida, mas mesmo que as suas opiniões não mudem por nossa causa (seria pretensão da nossa parte e pretensão também é defeito), ao menos que elas sejam capazes de reconhecer esse outro lado, outra forma de fazer, que aceite e que respeite. Julgar alguém mesquinho pode parecer injusto e há os que sequer admitam que devamos julgar os outros. Mas, me pergunto, como saber em quem confiar se você não julga – no sentido de avaliar e não de apontar o dedo – o caráter das pessoas? Já defendi uma vez aqui mesmo no blog que julgar (avaliar), todos julgamos sempre, desde o tipo de dieta que vamos adotar até se determinada pessoa é alguém com quem vale a pena construir um relacionamento, seja a dois ou uma amizade. O que não temos o direito é de condenar, de ser intransigentes e de não tentar ao menos entender os motivos pelos quais as pessoas fazem determinadas coisas, tomam certas atitudes. Mesmo quando não concordamos com a atitude, temos ao menos de tentar entender.

Vou contar um fato pra vocês. Em meio à toda essa reviravolta nas eleições à presidência, à tristeza da famílias de perderem pais, filhos, num acidente trágico em Santos/SP e na comoção que gerou na população, surgiram, além das selfies sem sentido no velório de Campos, uma foto em que a Marina Silva aparecia sorrindo, debruçada no caixão do amigo Eduardo Campos. Essa foto gerou indignação (?) nas redes sociais por parte de algumas pessoas que criticavam a senhora por estar rindo num velório. Sim, porque a 'regra' é não poder rir em momento algum em velórios, apenas chorar e aparecer às pessoas com cara de destroçada e arrasada. Que eu saiba não é proibido rir em lugar algum, muito menos em velório. Até porque, até onde eu sei, velórios não são feitos apenas de choros. As pessoas riem por diversos motivos e a Marina riu por um deles: a viúva contou coisas sobre o marido que fizeram as cinco pessoas que estavam presentes rirem do relato. Eu dei toda essa volta pra chegar na noite em que pegaram essa foto da Marina, cortaram a parte que 'não as interessavam' e começaram a espalhar juntamente com xingamentos e mentiras sobre ela, dizendo frases como 'essa é a tristeza da Marina Silva pela morte de Eduardo Campos' ou em tom de deboche e ironia: 'Marina sofrendo a perda de Campos'... se tem uma coisa que me deixa fora de si é injustiça, é você ver uma injustiça sabendo que as coisas não são bem assim. Pois bem, retirando completamente o teor 'política' da história, eu peguei um link que havia achado mais cedo, explicando o motivo do sorriso de Marina na foto e enviei pra pessoa que estava espalhando essas mentiras, na tentativa de fazê-la, se não reconhecer o equívoco, ao menos parar de espalhar ódio, a pessoa me enviou uma resposta muito 'educada' (pra não dizer outra coisa)... apenas vejam:


Veja bem, nós estávamos falando de acusações... de uma mentira que estava sendo espalhada pelo simples fato da pessoa ser contra a Marina. Perceberam a intransigência de uma pessoa que, quando recebe uma opinião divergente, te devolve uma pedrada? Quando ela me enviou isso eu apenas respondi que não rebateria a resposta grosseira, porque já havia percebido que ela prefere espalhar uma mentira pra denegrir A e beneficiar B a reconhecer que estava equivocada e que não é com sujeira que se elege um presidente. Obviamente que recebi mais xingamentos, porque de uma pessoa dessas a gente não pode esperar nada além disso, né? Eu desisti de gastar energia com essa pessoa e bloqueei. Tem certas coisas que não valem nosso esforço e energia e essa, com certeza, é uma delas. O fato de eu não votar em candidato A, não me dá o direito de xingá-lo ou inventar mentiras sobre ele nas redes sociais. E muito cuidado com esse tipo de perfil em rede social, que xinga e espalha ódio. Você pensa que estão 'trazendo a verdade' pra você, abrindo seus olhos, mas na verdade estão espalhando o ódio e confundindo a gente. Hoje fiz uma limpeza no meu twitter e excluí gente que só espalha xingamentos e ódio contra outras pessoas. Acho válido toda e qualquer forma de manifesto e debates, expondo suas opiniões fundamentadas e com respeito (sim, mesmo se você não concorda com os ideais dos candidatos, não nos dá direito algum de sermos desrespeitosos), mas quando partem pros xingamentos e mentiras pra denegrir, acho que ultrapassa o limite. Há quem saiba separar e há quem se confunda com pessoas assim. Prefiro ficar longe pra não confundir minha cabeça e me levar ao erro ou equívoco.


Decidi não gastar energia com gente assim e foi a melhor decisão que tomei.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário