domingo, 9 de fevereiro de 2014

O Nosso Lado que Ninguém Vê.


Ninguém é o que parece ou o que aparece.
O essencial não há quem enxergue.
Todo mundo é só a ponta
do seu iceberg.

Luis Fernando Veríssimo


 Esta é uma frase bem verdadeira e, infelizmente, sem exceções. Sim, digo isso, porque nenhuma pessoa é tão aberta e transparente que nunca tenha omitido uma informação, por menor e irrelevante que seja, de alguém. É do ser humano ter segredos que guarda pra si e que nem pro pai ou mãe conta. Eu tenho segredos tão bem guardados que nem eu mesma sei onde os deixei. Normal. Também vou dizer que muita gente tenta se esconder atrás de uma figura idealizada, a qual nem sabe de onde surgiu, mas que a usa pra ser aceito ou bem quisto pelas pessoas. Aquele pensamento: Preciso agir, gostar e falar assim, porque as pessoas vão gostar de mim e eu vou parecer legal pra elas. E se escondem dentro daquela fantasia por tempos, chegando muitas vezes a se perder nelas... perder a própria identidade. Acredite! muitos usam máscaras!! E eu não falo aqui no sentido de fazer o mal às outras pessoas, mas a si próprio. Se esconder demais atrás de aparências só faz mal à si próprio, porque com o tempo, essas aparências acabam se conflitando com o seu eu interior e gera uma confusão sem tamanho. 'Todo mundo é só a ponta do seu iceberg', e Luis F. Veríssimo foi certeiro e claro quando escreveu isso. Todo mundo só mostra a ponto do iceberg, só nos mostra aquilo que eles deixam que enxerguemos neles. às vezes é a ponta mesmo, às vezes é só um bloquinho de isopor que colocaram alí pra 'parecer' a sua ponta de iceberg.


Além das pessoas que, usando uma máscara e fantasia de 'gente descolada e bacana', tem as pessoas que usam tudo isso pra fazer mal à outras pessoas. Vejo, por exemplo, pessoas que se escondem atrás de perfis fakes nas redes sociais e que acham que a internet é terra sem lei e de ninguém, e saem xingando e fazendo piada com todo mundo. Eu me pergunto sempre que graça tem denegrir a imagem dos outros. Que sadismo é esse que faz com que alguns se sintam bem xingando outros por trás de perfis falsos do outro lado da tela de um computador destilando veneno e colocando defeito em tudo que vê pela frente. Chega a ser até uma coisa surreal os comentários escritos. Se a fulana engordou começam a chamá-la de vaca ou de gorda, se emagreceu, ou está com uma doença terminal, ou ficou pobre e passa fome. Quando emagrece por mérito e esforço, fazendo exercícios e reeducando a alimentação, já dizem que fez lipo, plástica, etc, porque uma pessoa jamais pode perder peso por esforço próprio, tem que ter pago rios de dinheiro a um cirurgião plástico e feito uma lipoaspiração, uma plástica que esticou tudo e ficou tudo perfeito. Se a pessoa posta uma foto com o corpo sarado, depois de uma longa e árdua batalha com a balança... 'foi Photoshop! Pode procurar que é toda photoshopada!' Se sai de casa com uma roupa que não está 'nos padrões da moda', então é mais uma vez alvo de críticas, porque se veste mal ou não tem bom gosto. E quem disse que temos que nos vestir como as outras pessoas gostam? Quem disse que precisamos comprar roupas que as outras pessoas acham bonitas, ou que estão dentro dos padrões de moda? Que ditadura da moda e beleza é essa que escraviza as mulheres? Não temos o direito de sermos nós mesmas ou de vestirmos aquilo que gostamos, porque simplesmente os outros vão criticar!! Pára e pensa um pouco no absurdo que é esse fato! O quão terríveis e sádicas algumas pessoas se tornaram, ditando regras do que é certo e errado, bonito e feio, etc. E se eu quiser usar um saco de açúcar e sair pela rua com ele e um cinto na cintura... que autoridade as pessoas têm pra dizer que tá feio e que eu DEVERIA usar outra coisa? É por causa desse tipo de gente que as pessoas fingem ser quem não são. Satisfazem o alheio e vivem pelo resto da vida insatisfeitas com si próprias, somente pra atender aos gostos daqueles que sequer estão com você nas horas em que você precisa de um apoio. 


E parem de idealizarem a pessoa perfeita pros outros! parem com esses sacrifícios pelos outros! Se querem fazer dieta, façam pra sentir-se bem, e não pra que os outros vejam que você é magra, linda e loira. Tá a fim de comer uma fatia de torta? Vai lá e come! pára de pensar nos outros que os outros só pensam em si. Te criticam e te xingam pra parecerem 'top' e bacanas pros outros, pra pensarem que eles entendem do assunto e são os bambambans e têm autoridade pra falar do assunto. Cada um é dono de si e de mais ninguém. O que cada um veste, calça, come, vive, não diz respeito à ninguém. 
Mas não se preocupem, eu não vou sair por aí com um saco de açúcar no corpo e um cinto. Eu vu fazer bem mais que isso. 

“Custei a compreender que a fantasia é um troço que o cara tira no carnaval. E Passado o carnaval todos colocam as máscaras.” (Aldir Blanc e João Bosco)

Nenhum comentário:

Postar um comentário